xat Leão de Juda Gospel

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O evangelho na inserção dos jovens

A vida em comunidade faz com que surjam parâmetros...

A vida em comunidade faz com que surjam parâmetros de conduta a serem seguidos, dotados de ética, respeitabilidade e solidariedade. Quem não adapta sua conduta aos ensejos sociais torna-se marginalizado. As igrejas evangélicas proporcionam a inclusão social do jovem à medida que o disciplina, semeando princípios desejáveis naquele que, segundo a comunidade evangélica, tem ao seu redor mundo repleto de apelos para o desfrute de coisas passageiras e dotadas de ilusão.
O elevado índice de alfabetização dos evangélicos é fator preponderante na inclusão social de jovens ‘protestantes'. A disciplina religiosa e a importância dada à Educação como alvos de ascensão social fazem com que os evangélicos sejam mais exigentes com o desempenho escolar de seus filhos. Mesmo quando pobres, 80% deles não admitem a hipótese de seus filhos adolescentes entre 12 e 17 anos deixarem de estudar para trabalhar. O índice de analfabetismo entre os evangélicos não chega a 10%; isso se dá em decorrência do costume da leitura diária da Bíblia. Insta salientar, também, que as editoras evangélicas são um ‘estouro empresarial', produzindo livros, revistas, bíblias e jornais.
Outro fator importante é a Escola Bíblica Dominical, que desperta a sede pelo saber bíblico nos que a frequentam, resultando em jovens preparados para solucionar os problemas que surgem no cotidiano. A socióloga Cecília Mariz defendeu em sua tese de doutorado, que a Escola Bíblica (dominical) é fonte de instrução vital e perpetua o hábito de leitura, enquanto que os programas de alfabetização dos governos se restringem a ensinar as primeiras letras. A doutora afirma que com os evangélicos o desinteresse pela leitura não ocorre.
Estudiosos dizem que ‘num país onde a Educação é uma desgraça', o costume protestante de promover a leitura cotidiana da Bíblia transformou-se numa verdadeira revolução educativa, gerando, assim, um ‘rebanho' ordeiro, trabalhador, que vem galgando a pirâmide social com velocidade assombrosa. Talvez isso explique por que o maior País católico agora é também o terceiro maior do mundo em número de protestantes.

Mário Martins dos Santos é jornalista, integrante da Associação Paulista de Imprensa, 
bacharel em Direito e professor de Filosofia na Rede Estadual de Ensino em Santo André.

Nenhum comentário:

Postar um comentário